quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mundo Menta entrevista: Ilustrador Rafa Gomes

MundoMenta

O artista faz arte segundo seus sentimentos, suas vontades, seus conhecimentos, suas ideias, sua criatividade e sua imaginação, o que deixa cada obra de arte com caracterísitcas peculiares. Cada obra é uma forma de interpretação da vida. Conhecer o talento desses artistas nos edifica e nos dá prazer. Hoje trazemos à vocês uma entrevista especial com o talentoso ilustrador cearense Rafa Gomes.

MundoMenta

MundoMenta: Como começou a desenhar?

Rafa Gomes: Tudo começou há alguns anos atrás, quando eu fazia o pré-escolar e rabiscava nos livros e cadernos. Minha mãe guarda até hoje um livro em que eu me desenhei, recebendo um troféu e com a legenda: Eu sou desenhista. Acho que não
tinha noção do que era, mas pelo visto, sempre quis fazer isso.

MundoMenta: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória.

Rafa Gomes: Por um bom tempo achei que queria ser arquiteto, e essa seria a única profissão "decente", que tinha alguma relação com desenhos. Mas acabei esquecendo e passando um tempo sem desenhar, praticamente a adolescência toda. Só voltei a rabiscar quando entrei na faculdade de Geografia, pra passar o tempo. Quando larguei a faculdade, acabei aprendendo design gráfico sozinho, por tutoriais que se baixa na internet. Logo depois, acabei indo trabalhar como designer em uma produtora, trabalhei em agência de publicidade, com empresas relacionadas ao meio da moda e atualmente eu estou trabalhando como Diretor de Criação em outra agência de Publicidade mas meu trabalho no meu home office tem ocupado bem o meu tempo. É nele que venho desenvolvendo ilustrações e trabalhos gráficos para outros clientes.

MundoMenta: Quais os trabalhos mais recorrentes?

Rafa Gomes: As demandas são bem variadas, o que é bem legal pra mim,  porque consigo adaptar meu estilo de traço em diversos segmentos de arte. Papertoys, ilustrações para revistas e ilustrações para moda são os mais frequentes.

MundoMenta: Quais os seus trabalhos preferidos?

Rafa Gomes: Como meus trabalhos favoritos, posso apontar: A ilustração "All We Need Is Love" que fiz em homenagem a minha namorada e aos Beatles, minha maior influência musical. Uma coleção de almofadas com o tema  "Grandes Astros do Cinema" e a estampa para Sandália Ludici são dois dos meus trabalhos mais importantes, duas belas surpresas que tive o prazer de criar. A ilustração para a capa da Revista Aldeota  também é um dos meus favoritos, trabalho feito com uma foto clicada pela minha namorada em um sessão de fotos na Unifor.

MundoMenta

MundoMenta: De onde surgem suas maiores inspirações?

Rafa Gomes: Tenho uma tatuagem com a frase "All you need is love" que resume minhas inspirações. Você tem que amar o que você faz. É clichê e é verdade. Mas ter alguém que você ame, alguém que te inspire a ser qualquer coisa que você queira, isso sim é a maior inspiração do mundo.

MundoMenta: Algum objetivo especial, sonho para o futuro?

Rafa Gomes: Pretendo no futuro (breve, eu espero) montar meu estúdio e me dedicar integralmente a ele. O que vem a mais é fruto de trabalho.

Veja algumas ilustrações de Rafa:

MundoMenta

MundoMenta

Conheça outros trabalhos do ilustrador através de sua página clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário